O Combo Barra SOFT E1 com HARD E2 B1ST é um pacote com a nossa barra mais flexível (SOFT E1) e a barra mais rígida do catálogo (HARD E2). O conjunto vem com 2 barras de fibra de carbono, criando opções diferentes, para o piloto e preparador, de acerto conforme condições da pista, variações do traçado, estado dos pneus e ajuste fino do chassis. Além disso o combo acaba resultando em uma condição de preço mais vantajosa em relação ao valor das barras compradas separadamente.
A Barra Estabilizadora SOFT E1 B1ST é a opção mais utilizada de nossas barras dianteiras de fibra de carbono. Com a barra “SOFT” sua entrada de curva será um pouco menos agressiva do que com a “HARD” mas com uma permanência mais longa da frente no traçado.
A Barra Estabilizadora HARD E2 B1ST é a mais rígida e de ação mais progressiva entre todas as outras versões de barras dianteiras de fibra de carbono. Nas curvas de alta e média velocidade é onde suas qualidades mais se sobressaem. Com a barra “HARD E2” sua entrada de curva será mais agressiva, provocando uma mudança de direção rápida e mantendo a linha de contorno mais facilmente, graças ao seu retorno mais suave em relação às barras de aço.
QUAL A FUNÇÃO DA BARRA ESTABILIZADORA?
A torção da frente tende a sobrecarregar o pneu dianteiro externo, fazendo com que ele perca aderência, provocando uma saída de frente. Outro efeito do excesso de torção da dianteira é fazer com que os pneus traseiros permaneçam muito mais tempo no chão, acentuando ainda mais a tendência de sair de frente. Em determinadas condições de pista você pode optar por endurecer a sua frente, reduzindo a torção e aumentando a aderência dianteira, obtendo uma entrada mais rápida e incisiva.
O QUE MUDA COM A BARRA DE FIBRA DE CARBONO?
As barras de aço tem um retorno brusco, como o de uma mola, quando a carga que provocou a flexão começa a ceder. Essa característica desequilibra o conjunto e torna mais difícil o contorno da curva. Já a barra de fibra de carbono trabalha mais e seu retorno é mais gradual, permitindo uma permanência maior na linha e uma retomada da aceleração mais cedo.
Com menos de 35 gramas de peso a barra de fibra de carbono, comparada com barras de aço que pesam de 240 a 350g, é um elemento importante também para a redução de peso, gerando ganhos de 200 a 300 gramas só com este item. Totalmente fabricada com sarja de fibra de carbono e resina epóxi, tem grande resistência bidirecional a 0º e 90º e rigidez uniforme.
EM QUAL KART A BARRA DE CARBONO PODE SER USADA?
Monta facilmente nos karts atuais das principais marcas, como Tony Kart, Mini, Thunder, Mega, CRG, Bravar, Birel e Concept. Não monta no Bravar R-31 F4.
Como qualquer elemento de acerto os resultados dependem de sua guiada, da característica do seu kart e das condições da pista. É uma acessório fundamental que pode ser o diferencial decisivo em uma prova.